DESCRIÇÃO
MUXARABI
Trancoso, BA
Início 2014
Área Total 1.669m²
Área Construída 885m²
Equipe: André Luque, Mylena Benetti, Marina Risse, Claudia Magon, André Teixeira, Gustavo Perdigão, Beatriz Coneglian, Camila Maluf
É inegável o magnetismo que o povoado de Trancoso exerce nas pessoas que tem o prazer de conhecê-lo. Talvez por isso tenha sido o lugar escolhido pelo escritório para realizar o seu primeiro projeto destinado á venda.
Em um condomínio fechado no alto das famosas falésias, o terreno de aproximadamente 1.600,00m2, cercado pela mata Atlântica, a 10 minutos de caminhada até o famoso quadrado e 15 minutos até a praia foi o local escolhido. A implantação da casa no terreno respeitou à topografia natural, e a vegetação existente, se moldando, sem executar cortes nem aterros e com a remoção de apenas 4 árvores de pequeno porte.
O programa, se desenvolve em aproximadamente 800,00m² distribuídos em dois pavilhões. O primeiro, denominado “social”, é acessado por uma ponte que leva o convidado da calçada ao centro do pavilhão. Feito em estrutura de madeiras certificadas com generosos beirais, projetados para proteger a casa do sol e chuva. Ao longo de toda a fachada, um muxarabi geométrico faz alusão as famosas rendas baianas, proporcionando privacidade aos moradores assim como entrada de luz e ventilação natural.
A área social da casa se desenvolve toda integrada com living, sala de jantar, cozinha, despensa e lavabo. Um extenso deck de madeira é responsável por trazer a incrível paisagem natural para dentro da casa. A piscina, com borda infinita, fica no nível da copa das árvores e para completar a área de lazer uma sauna com vista para a mata nativa.
Sob este pavimento, foram abrigados espaços de serviços, como lavanderia, depósito, banheiro de funcionários e casa de máquinas. O pilotis é ocupado por um lounge com redário ao lado de uma suíte de hóspedes.
A ampla suíte master possui closet e sala de banho com duas pias, banheira, dois chuveiros, e bancada para maquiagem. Todo o bloco da suíte master é voltado para o jardim e para a mata preservada, com acesso independente e protegido por um pergolado de madeira e vidro. No segundo pavilhão, pouco abaixo do redário, se concentram mais 4 suítes de hóspedes. Novamente o muxarabi se repete, mantendo a identidade do conjunto e proporcionando os mesmos benefícios da fachada. As suítes são acessadas através de uma varanda coberta por um amplo beiral, com vista para o jardim e para a mata.
Na cobertura deste pavilhão foi projetado um terraço gourmet com área de refeições e lounges que se integram á varanda, piscina e área social principal. Por último, na cobertura do pavilhão social, acessado por uma escada lateral, se esconde o terraço jardim, um “telhado verde”, gramado, circundado por um banco de madeira, projetado para se contemplar a natureza. Lá de cima pode-se ver a copa das árvores, e ao fundo, o belo mar azul.