Favoritos
0
A SIMONE LACERDA | Consultoria Imobiliária oferece diversos serviços como:

Na hora de comprar um imóvel, muitas vezes nos deparamos com a tentação de fazer a negociação direto com o proprietário, acreditando que, dessa forma, poderemos baratear os custos. Esse pode ser um engano. Os serviços prestados pela imobiliária vão muito além das visitas com o corretor para mostrar os apartamentos e casas disponíveis na região que você procura.

Neste artigo, vamos mostrar para você as vantagens de contar com um profissional para garantir que a sua transação tenha mais segurança, agilidade e que você não tenha dores de cabeça no futuro. Confira!

Elaboração do contrato e apoio na escrituração e registro

A formalização de compra e venda deve ser feita com a elaboração de um contrato que defenda os interesses, tanto do comprador quanto do vendedor. A imobiliária conta com um departamento jurídico especializado nesse tipo de transação, garantindo a você mais segurança na hora da assinatura do documento.

Afinal, nele devem constar todos os detalhes sobre as pessoas envolvidas no negócio, valores e formas de pagamento, cláusulas que atendam à legislação e que permitam transparência nos casos de rescisão, dados sobre o imóvel, entre outros.

Além disso, a imobiliária dará todo o suporte no momento em que é feita a transferência de propriedade, com a elaboração da escritura e o registro no Cartório de Registro de Imóveis. Sem este último, toda a transação pode ser colocada em risco.

Vistoria do imóvel

Os imóveis usados, especialmente, precisam passar por uma vistoria para que sejam verificados itens importantes e que garantem a sua segurança. É o caso das condições elétricas e hidráulicas, a estrutura do imóvel, entre outras. Por mais que você tenha algum conhecimento sobre o assunto, o profissional que presta serviços imobiliários tem experiência e não deixará passar nenhum detalhe importante.

Esse olhar crítico também é fundamental para que você não adquira um bem pelo valor acima do mercado e das reais condições do imóvel escolhido. Os profissionais do segmento conseguem fazer essa análise de maneira justa e vantajosa para o comprador e para o vendedor.

Intermediação da negociação

A imobiliária, por ser um lugar neutro, é o local perfeito para que sejam feitas as negociações entre o proprietário e o comprador do imóvel, com intermediação de um profissional. Isso garante a você um equilíbrio nas propostas, ou seja, que todos saiam satisfeitos com o negócio realizado.

Análise da documentação

A burocracia envolvida na compra e venda de imóveis pode ser complexa, dependendo do bem, das condições do proprietário e se houver financiamento. Por isso, o respaldo jurídico oferecido pela imobiliária é tão importante nesse momento. Os custos para reunir os documentos necessários podem ser altos, principalmente se não houver o aconselhamento adequado de um profissional do segmento.

Conhecimento do mercado

Outra vantagem de usar os serviços prestados pela imobiliária é aproveitar a experiência de mercado do corretor para que seja feita uma avaliação profunda das informações sobre o imóvel escolhido. É ele, por exemplo, quem tem o conhecimento sobre a valorização do bairro onde está localizado o bem, assim como a infra-estrutura escolhida, entre outras informações importantes para quem está investindo.

Para terminar, é importante lembrar que algumas imobiliárias também oferecem serviços adicionais, como aprovação de crédito, consórcio e, até mesmo, despachante. Também são fundamentais na orientação sobre financiamento imobiliário, apresentando ao comprador as melhores alternativas diante das possibilidades de compra do imóvel.

E então, entendeu a importância de contar com os serviços prestados pela imobiliária na compra de imóveis? Aproveite para ler, também, nosso artigo que mostra as diferenças entre alugar com proprietário ou com imobiliária!